janeiro 23, 2009

Atrasos, vôos cancelados sem justificativa. Malas que não chegam, outras que chegam abertas...

...bilhete aéreo que não pode ser cancelado, ainda que tenha sofrido um acidente.

Isto te parece familiar?!?!

Um grupo de juízes espanhóis cansados de receber causas neste sentido, acaba de lançar um site focado sobre esta temática na Espanha.

Podemos dizer que a partir de agora a impunidade quase total que as Cias. Aéreas tiveram estão com os dias contados!

A Confederação Espanhola de Organização de Donas de Casas, Consumidores e Usuários (CEACCU) sigla em espanhol similar ao Código de Defesa do Consumidor , lançou com apoio financeiro do Ministério da Saúde e do Transporte um site na qual permite que se possa reclamar dos serviços prestados pelas Cias. Aéreas e melhor, sem custo.

Para que seu pedido seja processado basta acessar o site – www.ceaccu.org descarregar e preencher o formulário modelo com o numero de identidade ou passaporte e do cartão de embarque. Imprimi-lo e leva-lo ao juiz mais próximo. Não precisa de advogado nem gastar dinheiro.

Não se deixe enganar, terás direito a reclamar quanto ao serviço prestado quando;

• Vôo atrasado – O juiz provavelmente te dará razão, caso não tenha sido por variáveis incontroláveis.

• Perderam sua mala ou ela chegou alguns dias depois – importante que reclame imediatamente a cia. aérea, antes de solicitar qualquer reembolso

• Danos causados – a comissária de bordo derramou café em sua roupa? terão que indeniza-lo....

• Cancelar a Viagem – ainda que seja uma tarifa promocional, você tem direito a cancelar seu bilhete aéreo. A Cia. Aérea devolverá uma porcentagem do valor pago no bilhete.

Para seu conhecimento, aqui na Europa o valor que se pode cobrar por cada mala entregue por atraso é de 900 Euros.

Fica uma sugestão as autoridades brasileiras

Para que possamos dar um bom exemplo durante a Copa do Mundo que tal publicarem de forma clara e objetiva os Direitos e Deveres de cada passageiro assim como das Cias. Aéreas em um local de fácil visualização nos aeroportos.

Sugiro, que façam uma visita aos principais aeroportos da Europa e percebam como os passageiros são tratados.

Afinal população informada é sinal de respeito e obrigação do Estado

População culta = pais melhor para se viver.

2 comentários: