dezembro 10, 2008

TURISTA 2.0 – Você sabe o que é isto?

Muito tem se falado em Web 2.0, Viagem 2.0, Travel 2.0 mais afinal de contas, o que é isto?!?!?!

A tecnologia tem avançado constantemente e cada vez mais o ciclo de vida de um produto se torna menor. Apenas nos últimos 5 anos foi criado mais coisas que nos 20 anteriores.

Dentro desta velocidade é de se esperar que todas as empresas de turismo tenha seu próprio site. Ser facilmente encontrada na internet é outra condição importante para sua sobrevivência – estamos falando de um mercado com acesso diário superior a 800 milhões de usuários.

Os anos 90 foi o inicio de algumas empresas se aventurarem na internet.

O site dos hotéis era unidirecional, tinha praticamente o mesmo formato de um folder com texto e fotos estáticas, com telefone de reserva e telefone geral. Raro eram os que tinham e-mail para correspondências.

No inicio dos anos 2000, os sites são turbinados com motores de reserva, e-mail, imagens vibrantes, newsletter, se torna bidirecional. Com esta maior exposição, surgirem as primeiras reservas online. Consolidou-se o CRM e surgiu os programas de relacionamento.

No inicio a internet era apenas comunicação, em seu segundo momento, começou a interagir com os consumidores. Agora vivemos a era da troca de informações, a Web 2.0.

A Web 2.0 é a troca de experiências entre os consumidores sobre um determinado produto, utilizando-se de sites disponíveis no mundo digital. O site do hotel tem de ser colaborativo, com fidelização de clientes, melhora considerável na sua comunicação, marketing em mídias sociais, comentários de clientes, redes sociais.

Esta comunicação colaborativa se dá das mais diversas maneiras – blogs relatando a experiência de um hóspede, vídeos publicados no You Tube, sites onde se compartilha fotos de viagens.

Todas estas ferramentas estão disponíveis de forma gratuita na internet e influencia cada vez mais a opinião de um potencial turista.

Antes de se decidir por viajar a um destino ou se hospedar em um determinado hotel, prefere se orientar por relatos e experiências de outros consumidores.

Dentro do mundo web 2.0 temos três gerações de usuários.

Usuários de 12-30 anos (nativo digital): são aqueles que adotam a tecnologia de forma bem natural. Utilizam os sistemas de mensagens instantâneas (MSN), blogs, skype, telefone celular e todos os recursos disponíveis na internet.

Usuários de 30-50 anos (imigrante digital): estão no auge de sua trajetória profissional, porem não tem tempo suficiente para estar em dia com os avanços tecnológicos. Tem que fazer um grande esforço para adaptar-se as novas tecnologias e aplicações na internet

Usuários 50+ (sábios digitais). Ainda que a curva de aprendizagem seja alta, tem tempo para pesquisar e aprender .

O hotel ou empreendimento do setor turístico que souber administrar estas ferramentas, gerenciar seus conteúdos e ser participativo dentro da Web 2.0, certamente estará tirando os clientes de seu concorrente!

Quem quiser saber um pouco mais sobre quais são os principais sites e como trabalhar com eles, envie e-mail para ricodomingues@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário