dezembro 18, 2008

Você é um cidadão do Mundo? (Parte III)

COMUNICAÇÃO;

- Jamais levante a voz ao negociar com japoneses. Eles se sentirão ameaçados. Falar mais devagar do que o normal também é aconselhável, contudo, cuidado para não parecer tão devagar!

- Na Thailandia, um simples gesto com a cabeça é mais recomendável que um aperto de mão.

- Em Londres, falar sobre o transporte público é uma forma segura de reiniciar a conversa.

- Os alemães costumam ser diretos e dizer o que pensam, faça o mesmo. Recomendável não fazer piadas nem fazer “gracinhas” . A ironia pode ser mal interpretada.

- A boa educação, as vezes, obriga os brasileiros a serem evasivos para não decepcionar seu interlocutor. “Quem sabe”, “provavelmente”, “creio que seja possível”, “vamos tentar” tende a significar “não”.

- Se vai para Franca, seja educado e amável durante o primeiro encontro, porém lembre-se que os franceses costumam ser receosos de quem lhe apresenta muita confiança inicialmente. Muitos franceses consideram as longas risadas muito excessiva. O melhor a fazer é concordar com a cabeça para ganhar sua confiança.

- Os alemães tendem a encontrar defeitos em produtos e serviços caso não estejam plenamente satisfeitos. Eles fazem isto, pois na Alemanha, não é negativo assinalar defeitos.

- Ao se despedir de um grupo da Índia, é aconselhável que se dirija a cada um de forma individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário